sexta-feira, 26 de junho de 2009

A pop ficou órfã do seu rei...

O êxito chegou cedo. Tendo-se estreado nos palcos aos cinco anos, ainda era ainda uma criança (13 anos) quando, ao lado dos irmãos, nos Jackson Five - com a editora Motown - pôs quatro temas nos tops internacionais. Ainda na década de 70, lançou-se a solo e rapidamente se tornou numa das mais famosas estrelas pop-rock. Foi o primeiro cantor afro-americano com temas regularmente exibidos na MTV, graças a vídeos como "Beat It", "Billie Jean" e Thriller", que revolucionaram a produção musical. Já na década de 90, êxitos como "Black or White" e "Scream" mantiveram-no na ribalta.

Em 1993 foi acusado de abuso sexual de crianças, mas a investigação acabaria por ser arquivada por falta de provas. Seguiu-se o casamento, os três filhos e as cada vez mais raras aparições em público.

O criador do moonwalk foi um dos poucos artistas a entrarem duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame, coleccionou 19 Grammy a solo e seis com os Jackson Five. Teve 41 canções no primeiro número dos tops internacionais, com vendas de 750 milhões de álbuns que fazem de Jackson a maior estrela de sempre. "Thriller", o seu maior sucesso, foi também o álbum mais vendido de sempre (106 milhões de discos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.